segunda-feira, 8 de junho de 2009

Um pouco sobre o jornalismo na TV e o mundo em que vivemos

Depois de muito assistir jornais na televisão, eu consegui perceber algo muito interessante e aviltante. Percebi que o jornal segue a política do nosso mundo, do pão e circo.
Apesar de estarmos vivendo numa porcaria de planeta, nós temos coisas que nos distraem e fazem com que não percebamos como o mundo e a sociedade está péssima. Como o maior exemplo no Brasil, o FUTEBOL.

Isso fica claro quando assistimos um jornal na tv. Se você nunca reparou, comece a reparar.

O âncora mostra uma notícia arrasadora, um homem que sequestrou a mulher e matou o marido depois de estuprar a filha. Aparece a matéria de 5 minutos mostrando o preso dando seu testemunho, a mulher que foi libertada e o delegado que apurou o caso.
Depois de aparecer uma notícia lamentável como essa, sem mais nem menos, o mesmo âncora que apresentava uma feição desolada, cria um sorriso e fala: "Agora vamos falar das finais do campeonato brasileiro." e a trilha sonora e o tom de voz muda totalmente.... "Flamengo bate o São Paulo no Morumbi no dia de ontem...."

Isso é uma vergonha, pois uma notícia como essa, devia fazer as pessoas pensarem um pouco. Talvez colocar a presença de algum psicólogo, filósofo, sei lá... Mas não, eles preferem dar a notícia e já cortar para o pão e circo. O que acontece? Quem está assistindo a TV, se emociona e se assusta com a história do assassino, porém em poucos segundos já abstrai tudo isso vendo o resultado de um jogo do Morumbi.

Não estou querendo que tudo seja pessimista e as notícias só sejam pro lado ruim e sim querendo uma análise da televisão brasileira para que haja uma discussão maior em cima de algo tão estarrecedor que acontece sempre na nossa sociedade.

É o que aparece em um diálogo do filme HOTEL RWANDA, quando um jornalista surpreso com o acontecimento da guerra civil, fala com um africano: "Não adianta publicar o que acontece aqui em Rwanda. Vai aparecer em um jornal sensacionalista, as pessoas vão se emocionar por 1 minuto e depois mudam de canal e esquecem tudo que viram..."

É triste, mas é o que acontece. E a mídia, será que vai continuar assim pra sempre? O mundo será que vai continuar assim pra sempre? PENSE NISSO.

1 Atire a pedra:

Fernanda Tavares disse...

Nossa, isso é total verdade! Eles não dão tempo nem pra pessoa parar para pensar na notícia e já mudam de conversa, geralmente pra futebol mesmo!

Postar um comentário